Escolha uma Página

Olá, garimpeiros!!!

Esse mês de março chegou cheio de coisas incríveis. Reativei meu site, marca nova, negócio novo, projetos cheios de desafios, os cursos que estou fazendo pegaram fogo e participei da Feira Internacional de Arte Contemporânea, a Arco Madrid. E esse post é sobre ela, uma feira de arte, negócios e cultura incrível!

Em novembro, fui selecionada pelo edital do Ministério da Cultura – Conexão Negócio, para participar da Arco e visualizar oportunidades de negócios para o Brasil lá em Madrid. A viagem aconteceu agora em março.

Já tinha ido na Espanha em 2007, mas para Barcelona, e achei a cidade maravilhosa, me senti em casa, tive muita vontade de morar lá, lembro bem como adorei cada cantinho e cada minuto da terra catalã. Mas, não tinha ido em Madrid até agora, nem era uma das cidades na lista de prioridades, até que surgiu essa oportunidade e eu abracei.

E ai, que a-m-e-iiiiii Madrid, não sei se foram as escolhas certas, mas me encantei com tudo.

Escolhi ficar perto do centro, mas num bairro que nas minhas pesquisas era bem alternativo, animado, cheio de coisas legais para garimpar, e não era exatamente nas ruas movimentadas, mas por trás da Gran Via. Além disso, queria ficar num hotel design, mas que não fosse caro, e isso não é fácil. Bom, ai que achei um hotel chamado LIFE, no bairro de Malasaña, não tinha como ser melhor do que aquilo.

Cheguei em Madrid bem animada para conhecer cada cantinho que tinha pesquisado antes de ir, e não tinha sido muito, porque estava num momento muito focada na ativação do novo site da Garimpo, mas não tinha como perder nada, e comecei a vasculhar. Mapas, guias, jornal, revista, tudo que pudesse me ajudar a decidir a minha programação completa por ali, além da Arco, é claro!!!!

Nos primeiros dias, foram bem corridos, já que a Feira não ficava perto de onde estava, e as atividades dessa semana se espalhavam pela cidade, o que sempre acontece quando um evento é programado na Europa, os negócios e pessoas que trabalham naquela área se dedicam a acompanhar a programação e oferecer eventos paralelos, o que é maravilhoso, assim, a gente aproveita e vive um pouco do que a cidade tem naquele segmento pra oferecer. E de arte, design e criatividade Madrid tá cheiooooo!!!!!

arco

A Feira ARCOmadrid começou no outro dia depois que cheguei, já bem curiosa sai correndo pra conhecer o espaço. Aconteceria do dia 25 a 1 de março, então teria muito tempo para conhecer tudo.

A Arco é uma feira de arte contemporânea, que está na sua 34 edição, e é um dos maiores espaços de negócios para o mercado de arte no mundo. Os expositores são de todo lugar do mundo, e esse ano destacou a Colômbia como convidado especial, que arrasou nos seus expositores, material e divulgação da arte colombiana.

Estima-se que a feira tenha tido mais de 100mil visitantes, entre galeristas, produtores, artistas, jornalistas, colecionadores e curiosos de todas as partes do mundo. Dentre as principais atividades no evento, destaco as palestras e debates incríveis sobre diversos temas, como: colecionismo, negócios da arte, educação, cultura, China como consumidor de arte, entre outros temas que movimentam e modificam o mercado de arte no mundo.

A estrutura da feira é primorosa, com 220 estandes incríveis e super produzidos, livraria, espaço gastronômico, feira de livros independentes, espaço Kids, espaço para debates e palestras, exposições de artistas independentes, espaço especial para o país convidado, a Colômbia. Tudo preparado para um mercado exigente de compradores e representantes artísticos. A feira movimenta algo em torno de 2bi Euros.

A mistura de técnicas é algo impressionante, esculturas, colagens, uso de material reciclado, tecnologia, experimentos, fotografias, óleo, aquarela, e sabe mais o que que misturam ali. Senti muita falta de estandes de moda, mostrando esse lado arte do setor. No mais, é inspirador a visita, as conversas, e conhecer mais das oportunidades desse setor tão complicado de se gerir no Brasil. É visível a valorização do artista no ambiente da feira, mas que vai além dele, nos museus, nas ruas, nas galerias, nos eventos paralelos e nos espaços criativos.

No site da Feira tem tudo sobre o evento, confere: Site da Arco!

Falando em espaços criativos, vou citar minha visita em 2 deles, e a vontade muito grande de visitar outro, mas que infelizmente estava fechado quando pude ir.

O primeiro é o Matadero Madrid, um espaço multicriativo, transformado num antigo matadeiro, onde acontecem mil e uma coisas ao mesmo tempo, e a gente não quer sair de lá de jeito nenhum. Fui num domingo, pela manhã, o clima incrível ajudava a vontade de explorar mais a cidade. Manoela Valadares, tu arrasasse na indicação, viu?

matadero madrid

O Matadero é um daqueles lugares que faltam no mundo, apesar de já existirem alguns bem legais por ai, não é suficiente. Onde pessoas criativas se encontram, se inspiram, e compartilham com o mundo esse lado paralelo que precisa ser mais e mais usado pelas pessoas. O lugar se divide em vários prédios, com a proposta de promover áreas e talentos criativos. Não precisa nem dizer que me apaixonei pela proposta, né? Como eles se definem, um espaço interdisciplinar para intercâmbio de ideias sobre cultura e valores da sociedade contemporânea, aberto para a participação de todos os cidadãos. Ai ai, ainda por cima, o lugar é apoiado pelo Departamento de artes, esportes e turismo do Governo Espanhol. A prioridade ali é a troca de experiências, conhecimentos artísticos, criativos e culturais. Não deixem de visitar, são exposições, tours guiadas, bistrot, restaurante, espaço ao ar livre, biblioteca, laboratórios, espaço de leitura, museu, maravilhoso!!!!

Um dos projetos mais interessantes que vi no lugar foi o Guerrilla Girls, olha o projeto que legal, clica aqui! E lá no Matadero era uma tour guiada por elas através das fotos, cartazes, cenas, muito legal tb, clica aqui!

Visita o site também, é muito legal! Site do Matadero!

Outro espaço incrível que visitei, parecido com a proposta do Matadero, mas mais perto do centro, mais cara de escola, co-working, mas uma mistura de arte, criatividade e negócios, foi La Casa Encedida, um espaço com exposições, loja colaborativa, auditório, salas de aulas super bem equipadas, um negócio do outro mundo. Pra completar ainda tem um terraço lindo, com vista pra cidade, que ainda tem um jardim educativo para gente aprender a cuidar da natureza do jeito certo, encantador! Olha que massa, aqui tem tudo!

la casa

E por último, o outro espaço é o La Tabacalera, que estava fechado na segunda, já que domingo o espaço parece que bomba. Nada mais justo, porque criativo gosta mesmo é de trabalhar a qualquer hora, né? Era uma antiga fábrica de Tabacos, daí o nome do espaço, que junta arte, com negócio, cultura, social, um espaço de troca e transformação e conexão de negócios criativos. Tem tudo aqui! Sebba Cavalcante, arrasou nas dicas, adorei muito!!!!

la tabacalera

Bom, Madrid é muito mais do que isso, mas ai guardo para outro post e passo todas as dicas pra viver a cidade de um jeito bem Garimpo de ser!!!!!

Bjs e aproveitem!