Escolha uma Página

Olá, garimpeiros! Tudo bom?

O post de hoje fala sobre a responsabilidade de empreender, como diz a Bel Pesce. Denise, andou lendo o livro da Bel e se encantou com a forma que ela lida com o empreendedorismo. Eu sou suspeita, porque já sigo a Bel faz tempo, já li os livros e acho que ela só faz deixar todo mundo super orgulhoso de ter essa brasileira danada por aqui!!!! Vamos nos inspirar??? Den, adorei o post!!!!

Empreender = Ter Responsabilidade, diz a Menina do Vale

A-Menina-do-Vale-2-Bel-Pesce

“A Menina do Vale 2: Seja um empreendedor responsável e saia na frente” é o terceiro livro de Bel Pesce.  Nesse livro simples e rápido de ler, Bel mostra como atitudes simples do dia a dia são capazes de transformar vidas e implementar sonhos. A principal mensagem do livro é que Empreender = Ter Responsabilidade, e que criar projetos de sucesso está diretamente ligado ao fato de assumir responsabilidades.

Bel Pesce é fundadora da FazINOVA, uma empresa com a missão de descobrir, desenvolver e conectar pessoas talentosas.  Na verdade, a empresa serve para conectar qualquer pessoa interessada, já que o seu lema é que todos têm talentos, é só questão de encontrar qual é o seu e querer segui-lo. Lema bem alinhado com o meu admirado Ken Robinson, autor do livro O The Element, citado em um [post anterior].

O livro com 24 capítulos tem uma versão gratuita para download aqui com os primeiros dezesseis capítulos.  Outros oito capítulos estão disponíveis apenas na versão impressa.

A-Menina-do-Vale-2aPor enquanto só tenho a versão digital, mas vou ver se consigo que alguém traga para mim do Brasil a versão impressa.  A introdução gratuita é bem legal e dá vontade de ler o resto. Eu gostei tanto das dicas do livro que fiz um pequeno resumo das idéias principais para rápido acesso, e assim aplicá-las no meu dia a dia. Compartilho abaixo minhas anotações com você, porém recomendo que você leia o livro, para entender melhor cada mensagem.A-Menina-do-Vale-2b

Deixe os outros descobrirem os seus triunfos. Não se auto-promova, deixe que as pessoas te admirem por conta própria.

  1. Tenha um diário. Escrever seus planos e experiências é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento e te ajuda a concretizar os seus sonhos.

  2. Metas pessoais e objetivos do negócio devem estar alinhados. Sua vida profissional deve apoiar suas metas de vida pessoal e vice-versa.

  3. Desperte a curiosidade das pessoas. Mostre o propósito dos seus produtos e projetos, crie uma estória interessante.

  4. O empreendedorismo muda você. Empreender é para os fortes, para quem tem muito estômago e consegue ligar com uma montanha-russa de emoções.

  5. Tenha uma mente aberta. Isso vai te ajudar a enxergar mais soluções e vencer as adversidades.

  6. Encontre pessoas que querem o seu sucesso. Procure conviver com gente do bem que genuinamente quer o seu sucesso, pode te ajudar ou apenas trocar boas idéias.

  7. Compartilhe o seu conhecimento.

  8. Trabalhe muito. Por trás de toda vitória tem muito suor, muita preparação, muita garra e foco.

  9. Pense a longo prazo. Crie estruturas para que consiga continuar crescendo por muito tempo. Tome decisões baseadas no curto e longo prazo.

  10. Pense grande, mas execute com os pés no chão.  O que realmente viabiliza uma realização é planejar o passo a passo de uma execução eficaz.

  11. O valor do feedback.  O melhor feedback é aquele VERO: Verdadeiro, Específico, Relevante e Oportuno.

  12. Seja faminto por aprender.  Use todas as oportunidades para aprender algo novo.  Combata a procrastinação.

  13. Confie em si mesmo.  Faça bem o que sabe e aprenda o que não sabe.

  14. Aprenda a dizer “não”.  Diga “não” para aquilo que não está alinhado com o coração do seu negócio.

  15. Expressões proibidas.  Evite usar expressões que criem situações de baixa expectativa para você mesmo, como “espero que”, “vou tentar”.

 

Termino meu resumo com uma frase muito legal citada no livro: ‘Sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno”, Jorge Paulo Lemann.

 O resto dos capítulos ficam para um próximo post, depois que eu ler a versão impressa.

Dedico esse post a minha amiga Renata, que me “apresentou” a Bel Pesce após ter ouvido-a na CBN, e minha cunhada Marcela, que assistiu a uma palestra sua em São Paulo e lembrou de mim o tempo todo. Obrigada, meninas por compartilhar conhecimento!

Gostou? Então assina nossa newsletter, comenta ai embaixo e compartilha com teus amigos que também se interessam por empreendedorismo, criatividade e inovação. Vai ver muita coisa legal por aqui, cursos, palestras, biblioteca, mais posts e muito conteúdo gratuito para te ajudar a viver do seu talento!

 

denise neves

Denise Neves é empreendedora digital, adora escrever e compartilhar conhecimento.

 

 

 

[optin_box style=”12″ alignment=”center” email_field=”email” email_default=”Email” integration_type=”mailchimp” double_optin=”Y” list=”c44aca10b5″ name_default=”Nome” name_required=”Y”][optin_box_field name=”headline”]Quer receber nossas novidades por email? [/optin_box_field][optin_box_field name=”paragraph”]PHA+w4kgc8OzIHByZWVuY2hlciBlIGNsaWNhciBwcmEgcmVjZWJlciBkaWNhcywgYXJ0aWdvcywgZmVycmFtZW50YXMgZSB0dWRvIHF1ZSBwcmVjaXNhIHByYSB0cmFuc2Zvcm1hciBhIHN1YSB2aWRhIGUgbyBtdW5kby7CoDwvcD4K[/optin_box_field][optin_box_field name=”privacy”]Nunca enviamos SPAM, seu mail estará protegido[/optin_box_field][optin_box_field name=”top_color”]undefined[/optin_box_field][optin_box_button type=”0″ button_below=”Y”]Oba, quero receber sim![/optin_box_button] [/optin_box]